PDT-DF realiza Ação Solidária ‘Pela Valorização da mulher’

A Ação Solidária do PDT deste mês foi preparada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Dessa vez, no dia 12, último sábado, em Planaltina, a Executiva do PDT-DF, a Ação da Mulher Trabalhista (AMT-DF) e a Zonal de Planaltina realizaram um evento especialmente voltado para o público feminino. Além de palestras acerca do tema “Líder de Sucesso”, os participantes tiveram oficinas de maquiagem, desfiles de moda e um bazar solidário, dentre outras atividades culturais.
Com a presença da presidente provisória da AMT-DF, Denise Goulart, do presidente da Zonal de Planaltina, Valdemir Pereira, de membros da executiva distrital e dos movimentos de base do PDT e vários militantes, o evento reuniu dezenas de moradores da região.
Por meio de uma mensagem, o presidente do PDT-DF, George Michel, que não pôde comparecer ao evento, parabenizou as militantes e lembrou que, em todas as conquistas relativas aos direitos da mulher, no Brasil, houve a atuação direta do trabalhismo.
“A carta de Lisboa foi o primeiro documento mais recente da nossa história política que reconhece os direitos da mulher, e foi Brizola, no governo do Rio, que colocou em prática a política de valorização da mulher, criando os órgãos competentes para isso. Viva as nossas valorosas militantes”, saudou Michel.
A secretária-geral do PDT-DF, Eroídes Lessa, falou sobre a importância da presença da mulher na política e das dificuldades que o público feminino sempre encontrou para conquistar o seu espaço. Nesse sentido, ela falou sobre o cuidado que dessa vez, o partido teve em preparar um espaço destinado às crianças, com uma equipe para cuidar dos pequenos.
“Se nesses eventos de esclarecimento para as mulheres, que tratam de sua importância na política, houvesse sempre um espaço para as crianças, seria um problema a menos para elas. Pois, dessa forma, elas poderiam comparecer tranquilas, por saberem que seus filhos estariam sendo bem cuidados”, frisou Eroídes, que faz um agradecimento especial à Carolina Rabelo, Daiany xx, integrantes das Zonais de Planaltina, responsáveis pela organização do evento.
Representando o deputado distrital Joe Valle, o assessor parlamentar Gutemberg Gomes, o Guto, falou sobre a importância do papel feminino dentro do PDT, especialmente no DF, onde, segundo ele, o comando das mulheres é fundamental para o desenvolvimento da legenda.
Tânia Alves, presidente da Zonal do Guará, foi uma das palestrantes, e deu dicas sobre como apresentar-se e comportar-se adequadamente em uma entrevista de emprego.
Os militantes masculinos também marcaram presença no evento. Léo Bijos, presidente da Juventude Socialista do PDT-DF, agradeceu a oportunidade de, em eventos como esse, ser possível realizar a troca de experiências, o que, segundo ele, é fundamental para “sermos a mudança que queremos ver”.
“Ação da JS PDT em prol das mulheres, levando um pouco de cidadania e orientação. Enquanto o ‘mi mi mi’ persistir em ser maior do que a vontade de fazer algo concreto para mudar a vida das pessoas, não vamos caminhar para frente. Está faltando mais ação, mas estamos construindo um legado e fazendo aquilo que acreditamos ser o melhor caminho para mudança: esclarecimento, educação de qualidade para libertar a mente”, destacou Bijos.